sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

2ª Oficina de Recursos Hídricos na Escola Municipal Embaixador Hurtado

Local: Escola Municipal Embaixador Hurtado
Dia: 25/11/2016 
Tema: Desperdício e Poluição


O encontro desenvolveu-se em dois momentos: primeiramente, houve uma apresentação sobre problema do desperdício e da poluição dos recursos hídricos; após, foram realizadas oficinas, pelas quais todos os alunos, divididos em três grupos, passaram na forma de “circuito”. Em cada percurso um aluno foi destacado pelo melhor desempenho, recebendo um ponto. O maior pontuador dentre as atividades receberia um brinde, conforme combinado com os discentes. A surpresa foi o fato de termos tido três ganhadores neste dia.


Da apresentação do tema:

A professora Danielle discutiu o tema com a turma e propôs uma reflexão coletiva. Neste momento, os alunos puderam entrar em contato com o conhecimento produzido pela academia de forma simples e objetiva, bem como participar com sugestões e esclarecer dúvidas.
Foi possível entender a definição de desperdício, repensar atitudes cotidianas e sugerir alternativas ao problema. Com relação à poluição, os alunos perceberam sua responsabilidade em preservar os recursos hídricos limpos para a saúde de toda a comunidade, para o bem estar dos seres vivos e para a manutenção dos ecossistemas e do clima.
Ao final desta etapa, foi dado um exemplo de despoluição de rio de forma simples e com baixo custo, o qual foi possível pelo engajamento, organização e planejamento da comunidade envolvida.


Oficina para colorir

            Os alunos tinham à sua disposição uma serie de desenhos ilustrando os recursos hídricos em forma de rios, mares, cachoeiras e os seres vivos ali presentes. Cada um escolheu um desenho para pintar, de forma que o mais belo esteticamente foi escolhido como o melhor desta oficina.


Despoluindo o Saber

            O professor Rafael Mello realizou uma dinâmica sobre o tema poluição. Um cartaz foi usado como tabuleiro do jogo. Os participantes tinham que percorrer um trajeto. Ao lançarem os dados respondiam perguntas que abordavam a temática da poluição das águas, se acertassem dobrariam o percurso percorrido da rodada, errando se manteriam na mesma casa do tabuleiro.

            O trajeto tinha obstáculos que poderiam fazer os participantes avançar ou recuar. Quem chegasse primeiro ao final venceria.

            O professor José Carlos usou uma dinâmica baseada em um jogo de tabuleiro, no qual cada aluno recebeu um pino que deveria ser movido de acordo com o dado. O vencedor seria quem chegasse no final antes dos adversários.

            Ao longo do caminho algumas casas eram denominadas de cartas. Ao "cair" nelas o jogador teve que retirar um carta e ler em voz alta. Se o título viesse: Atitude positiva seu pino avançaria, mas se viesse Atitude negativa recuaria. A atitude era sempre lida pelo participantes, criando um caráter educativo, pois estimulava o não desperdício dos recursos hídricos.


Após todos os alunos percorrerem as oficinas, foram declarados vencedores os três maiores pontuadores: Wanderson, Davison e Dayan.


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