segunda-feira, 24 de março de 2014

O Projeto

Introdução:

O AMBENAP visa produzir pesquisa acadêmica com vistas à melhoria da qualidade da Educação Básica, a partir de análise do ambiente escolar e suas implicações no ensino aprendizagem. Será desenvolvido em três escolas públicas do Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, por uma equipe interdisciplinar constituída por professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local (PPGDL) do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), professores da Educação Básica, alunos do PPGDL e de cursos de graduação da UNISUAM.



Objetivos:
     
     • Produzir pesquisa acadêmica com vistas à melhoria da Educação Básica, a partir da observação do ambiente escolar e suas implicações no ensino aprendizagem.

     • Investigar a relação entre educação e aprendizado, ambiente natural e ambiente construído, condição socioeconômica das famílias e suas implicações no ensino aprendizagem.

     • Integrar a escola pública à universidade e vice-versa e, ainda, integrar saberes da equipe interdisciplinar de professores e alunos do PPGDL e da graduação aos saberes da escola e da comunidade

     • Elaborar metodologias e materiais didáticos interdisciplinares para professores e alunos, de modo que estes possam avaliar a eficácia destes no aprendizado;



Metodologia:



O método interdisciplinar norteará o trabalho do grupo, por entendermos que os problemas relacionados à Escola Básica não dizem respeito apenas à área da Educação, mas a todas às áreas e à sociedade. O estudo terá pesquisadores e alunos de várias formações, para que se possa, após conhecimento dos dados, debruçar-se sobre eles e produzir resultados significativos para a educação brasileira. Os pesquisadores utilizarão as bases de dados do INEP e também farão pesquisas nas escolas selecionadas, para, por meio de amostragem, conhecerem a realidade destas escolas e o modo como elas “dialogam”, em suas relações cotidianas, com o ambiente, a pobreza e a violência etc, com vistas a contribuir com a melhoria dessas escolas por meio de parecerias entre tais escolas e a UNISUAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário