UMA AVALIAÇÃO DE CONCEITOS E COSTUMES SOBRE IGUALDADE DE GÊNEROS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Dizer que não é permitido qualquer tipo de discriminação com base no gênero significa dizer que todos merecem igual respeito da lei, dos governantes e das pessoas em geral, independentemente de seu sexo biológico, da identidade que assumam ou do papel social que exerçam. Este trabalho busca estudar a percepção acerca da igualdade de gênero em adolescentes do Colégio Estadual Prof. José de Souza Marques, por meio de pesquisa qualitativa realizada com as turmas de ensino médio. O foco será a análise dos costumes e conceitos dos estudantes sobre as relações de gênero no ambiente escolar.
O produto deste projeto será um e-book voltado para questões prioritárias, orientadas pela UNESCO relativas a gênero. Espera-se que tais conteúdos auxiliarão na sensibilização dos adolescentes quanto ao direito à educação igualitária como primordial ferramenta, indispensável ao desenvolvimento humano para a plena fruição da liberdade e da igualdade.
A desigualdade de gênero reflete no dia-a-dia escolar e até nas escolhas profissionais que meninas e meninos fazem. Neste sentido, serão realizadas ações educativas visando à igualdade de gêneros entre meninos e meninas da educação básica, com o objetivo de esclarecer a todos os envolvidos a percepção das desigualdades presentes no ambiente escolar, e que não mais as vejam como algo natural. Para isso serão utilizados grupos mistos, de meninas e meninos, combatendo a desigualdade e diminuindo os estereótipos relacionados as questões de gênero.
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